Turno Inverso

  • O Turno Inverso proporciona uma atmosfera de diversão, aprendizado e empatia, cultivando os princípios que compreendem a amizade, a responsabilidade e o respeito ao outro. Caracteriza-se por unir em um só lugar diversas atividades físicas, artísticas, culturais e intelectuais durante as horas em que as crianças não estão na escola. ​

    Para quem?

    O serviço destina-se a crianças de 5 a 10 anos de idade que são divididas em dois grupos, kids de 5 a 7, e teens de 8 a 10 anos. Os alunos de diferentes idades interagem entre eles, aprendem a conviver e respeitar as diferenças, tornando-se mais preparados para a vida em sociedade e colaborando para um ambiente mais harmonioso.

    Onde?

    Estamos localizados nas dependências do Clube Caixeiros Viajantes, na Rua Dona Laura, nº 646 no Bairro Rio Branco em Porto Alegre/RS. As crianças do Turno Inverso utilizam os espaços permanentes da Motiva-Ação como: brinquedoteca, espaço tema, espaço movimento, espaço ritmos, e toda a infraestrutura do clube Caixeiros Viajantes, como a: piscina térmica, ginásio e uma ótima área para contato com a natureza.

    Quando?

    De março a dezembro, nos turnos manhã e tarde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 18h, com a opção de almoço.

     

     

  • Objetivos

    O objetivo do Turno Inverso da Equipe Motiva-Ação é oferecer um espaço onde as crianças possam aprender diversas atividades, respeitando a individualidade de cada um e trabalhando de forma integral o desenvolvimento motor, estimulando a prática da atividade física contínua para tornar-se um adulto saudável e de bem com a vida. 

     

    • Promover a convivência social, o desenvolvimento pessoal e a cidadania;
    • Favorecer um trabalho de iniciação esportiva através da educação e do lazer;
    • Proporcionar vivências nas mais diferentes atividades;
    • Proporcionar um espaço onde as crianças possam aprender a conviver em grupo;
    • Desenvolver o espirito de liderança, capacidade de comunicação, autonomia e cooperação;
    • Cultivar os princípios que compreendem a amizade, a responsabilidade, e o respeito ao outro;
    • Oportunizar a construção de novas amizades.
    • Mais de quinze atividades diferentes em um só lugar;
    • O único turno inverso com natação;
    • Comodidade para os pais educação e esporte para a garotada;
    • Proposta pedagógica diferenciada a disposição dos pais;
    • Atividades divididas em específicas e complementares;
    • Cronograma super elaborado preocupado na alfabetização corporal da criança;
    • Equipe de profissionais de educação física;
    • Opção de almoço;
    • Opção de realizar o tema escola;
    • Estrutura com: ginásio poliesportivo, piscina coberta e térmica, área arborizada com ótima localização, duas salas climatizadas, sendo uma sala movimento e a outra sala ritmos, brinquedoteca, espaço tema, entrega das crianças diretamente para os pais;
  • Atividades no Turno Inverso

    • A Natação desenvolve o físico e o mental, melhora o condicionamento através da estimulação do sistema cardiovascular e respiratório. Desenvolve a coordenação e lateralidade, trabalhando as questões de autoconfiança e autodefesa no meio líquido. Priorizando o aprendizado dos estilos crawl, costas, peito e borboleta dentro da capacidade e desenvolvimento de cada aluno. Os estilos são apresentados através de uma identificação por estrelas na touca de natação, adaptação ao meio líquido touca sem estela, iniciação ao nado crawl touca com 1 estrela, aperfeiçoamento nado crawl e iniciação nado costas touca com 2 estrelas, aperfeiçoamento nado crawl e costas e iniciação nado peito touca com 3 estrelas, aperfeiçoamento do crawl, costas, peito e iniciação ao nado borboleta touca com 4 estrelas, domínio dos quatro estilos de nados e condicionamento touca com 5 estrelas
    • A Capoeira desenvolve as capacidades físicas de força, equilíbrio, velocidade, agilidade, flexibilidade e resistência. Fatores importantíssimos como a percepção, noção de distância, lateralidade, ritmo, reflexo, coragem, estimulação das habilidades motoras e o desenvolvimento da musicalização, também interagem no complexo jogo da capoeira. A autoestima através de desafios e da valorização da cultura também é trabalhada neste contexto.
    • O Judô desenvolve harmonicamente o físico, mental e social, trabalhando as questões de disciplina, concentração, perseverança, respeito ao próximo. Também é trabalhado o controle muscular, aperfeiçoamento do reflexo, desenvolvimento do raciocínio, fortalecendo a autoconfiança e estimulando o interesse pela prática sadia. O Judô prepara para a vida. Na prática dos golpes, a criança aprende a competir com honestidade, ser humilde, reconhecendo os erros e acertos, cair, levantar e recomeçar.
    • Os Jogos Motores desenvolvem as habilidade e capacidades motoras. Capacidades como a força, velocidade, resistência, agilidade, coordenação, flexibilidade, equilíbrio, estruturação esquema corporal, percepção temporal. Habilidades motoras de manipulação, locomoção e estabilização, dentro de jogos, circuitos, utilizando o “brincar” em diferentes maneiras como elemento motivador para provocar a exteriorização corporal, permitindo desta forma os movimentos, ações e interações diversas.
    • O Slackline é um esporte de equilíbrio sobre uma fita de nylon, estreita e flexível, praticado geralmente a uma altura de 30cm do chão. Sua origem vem da escalada, popularizou-se como treino de equilíbrio. O Slackline, também conhecido como corda bamba, significa “linha folgada” e pode ser comparado ao cabo de aço usado por artistas circenses, porem sua flexibilidade permite criar saltos e manobras inusitadas. Slackline é indicado para todas as idades. Desde crianças a partir de 05 anos a adultos com 80 anos.
    • O Futsal, Basquete, Handebol e Volei são desenvolvidos como intervenção educativa, ampliando suas capacidades e habilidades motoras. Desenvolve jogos pré-desportivos com intuito de proporcionar uma relação em grupo de respeito às regras construídas e ampliar seu desenvolvimento motor com o conhecimento e aprendizado de seus fundamentos.
    • A Ginástica Geral desenvolve o motor, cognitivo, afetivo e social. A Ginástica Geral engloba as modalidades competitivas (Ginástica Olímpica, Ginástica Rítmica, Ginástica Aeróbica, Esportes Acrobáticos e Trampolim). Gera o lazer saudável, proporcionando o bem estar físico psíquico e social aos praticantes, favorecendo o desempenho coletivo e respeitando as individualidades, buscando a auto superação pessoal, a prática envolve uma série de movimentos exigentes de força, flexibilidade e coordenação motora para fins únicos de aperfeiçoamento físico e mental.
    • A Ginástica de Bola proporciona um maior conhecimento corporal com o uso da bola suíça, alongar o corpo, fortalecer a musculatura, corrigir a postura, desenvolver o equilíbrio físico e mental, além de ampliar a consciência corporal e motora de forma divertida e criativa. Com a bola a criança brinca e se exercita, explorando as habilidades motoras.
    • O Hip-Hop tem como funções principais desenvolver a motricidade fina e ampla, a lateralidade, a musicalidade/ritmo e a capacidade cardiorrespiratória. São trabalhados dentro de uma metodologia teórico-prática vários estilos dentro do Hip-Hop Dance, tais como: pooping, looking house dance, freestyle, etc. E como em todo ambiente de dança, o alto astral é garantido e a socialização entre os colegas torna-se algo inevitável.
    • O Rugby desenvolve valores como companheirismo e trabalho em equipe, despertando o espírito de liderança. Coordenação e velocidade de reação são itens fundamentais para o desenvolvimento da atividade. É um esporte para todos, não importando o seu biótipo físico. Cada um tem sua função no jogo. É preciso criar estratégias, pensar e observar o adversário para que se possa obter um bom resultado na partida.
    • O Hóquei trabalha diversos aspectos físicos, como velocidade, equilíbrio, força, percepção visual, percepção tátil, percepção espacial, percepção temporal. A lateralidade e a coordenação são outros itens que é trabalho para ajudar no desenvolvimento motor da criança. Também as questões de amizade, do respeito, da excelência e de trabalho em equipe.
    • Nas aulas de Ritmos são identificados e vivenciados diferentes ritmos e estilos musicais, criando a consciência corporal dentro do ritmo, a criatividade na formação destes movimentos. Desenvolve também a percepção e produção de sons criados pelo próprio corpo, bem como a criação de material alternativo para produzirem diferentes ritmos.​
    • A Psicomotricidade é sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto. Psicomotricidade, portanto, é um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, constitui-se por um conjunto de conhecimentos psicológicos, fisiológicos, antropológicos e relacionais que permitem, utilizando o corpo como mediador, abordar o ato motor humano com a intenção de favorecer a integração deste sujeito consigo e com o mundo dos objetos e outros sujeitos.
    • O Badminton desenvolve as capacidades motoras (força, resistência aeróbica, velocidade, flexibilidade e coordenação). Desperta o espirito de competição saudável, é um esporte de raquete parecido com o tênis jogado com uma peteca que substitui a bolinha. Podem formar-se equipes de até duas pessoas de cada lado. É necessário muita velocidade, reflexo e equilíbrio. O objetivo do badminton é fazer com que a peteca caia no lado adversário da quadra.
    • O Integral Bambu é feita do arranjo de três bastões e três triângulos de bambu que se transformam em uma pirâmide, desenvolve três caminhos de estudo: soluções motoras (corpo), soluções ambientes (o ambiente), soluções sustentabilidade (o outro), ambas visam o aperfeiçoamento da habilidade motora, do autocuidado, da educação para sobrevivência, da arte do movimento, da interação com a natureza, do crescimento pessoal e da autonomia. Tem a proposta de infinitas possibilidades, tem-se na pirâmide a sua árvore para praticar. “A árvore que se transforma”.
    • O Funcional Dance agrupa-se passos de dança com exercícios, são aulas dinâmicas que vão aperfeiçoar algumas capacidades físicas, como a melhora na coordenação motora, lateralidade (capacidade que temos para orientação das direções direita e esquerda) equilíbrio, condicionamento físico e respiratório, resistência muscular e, é claro, a socialização no contato com os colegas na aula.
    • O Skate oferece a experiência de um esporte com prancha de extrema instabilidade, sendo por este motivo um excelente exercício para o sistema proprioceptivo, principal sistema na função do equilíbrio postural, tornando-se o corpo mais eficiente e inteligente. A metodologia progressiva contemplará nomenclaturas (peças, rampas, pistas, manobras), equilíbrio no skate, o “embalar” (deslocamento), troca de direção, e iniciação as manobras de solo.
    • A Hora do Tema é um espaço aonde os alunos fazem o tema da escola.
    • A Brinquedoteca é um espaço para momentos livres para brincar, jogar e se divertir com os amigos.
    • Almoço e Lanche
  • Quer saber mais? Entraremos em contato com você!

  • Galeria de Fotos - Turno inverso

  • Como Avaliamos

    São entregue aos pais avaliações semestrais, a qual se inclui as modalidades especificas de natação, judô e capoeira e uma avaliação motora relacionada com as atividades complementares, promovendo o trabalho de quatro eixos: ​
    • Conquistas do aluno diante das combinações e rotina das aulas e da escola (relacionamento/atitudes/valores);
    • Conteúdo desenvolvido (cognitivo/conceitos);
    • Habilidades e funções psicomotoras (habilidades motoras/prática)
    • Participação do aluno (presença/frequência).
  • Tabela de Preços

  • Faça sua inscrição online no turno inverso


Quer ganhar 3 turnos free no turno inverso?
Preencha o
formulário abaixo

 

Agende seu dia!
Os 3 dias free deverão ser utilizados na mesma semana.
Agendar
close-link