X

Deseja saber informações de algum de nossos serviços?

Preencha o formulario abaixo e aguarde nosso contato.

Turno Inverso

  • O Turno Inverso proporciona uma atmosfera de diversão, aprendizado e empatia, cultivando os princípios que compreendem a amizade, a responsabilidade e o respeito ao outro. Caracteriza-se por unir em um só lugar diversas atividades físicas, artísticas, culturais e intelectuais durante as horas em que as crianças não estão na escola.

    Para quem?

    O serviço destina-se a crianças de 5 a 10 anos de idade que são divididas em dois grupos, kids de 5 a 7, e teens de 8 a 10 anos. Os alunos de diferentes idades interagem entre eles, aprendem a conviver e respeitar as diferenças, tornando-se mais preparados para a vida em sociedade e colaborando para um ambiente mais harmonioso.

    Quando?

    De março a dezembro, nos turnos manhã e tarde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 18h, com a opção de almoço.

    Onde?

     

  • ESCOLHA QUAL DE NOSSAS UNIDADES É MELHOR PARA VOCÊ

  •  

     

  •  

     

  • SEDE DA EQUIPE MOTIVA-AÇÃO: CLUBE CAIXEIROS VIAJANTES:

    Estamos localizados nas dependências do Clube Caixeiros Viajantes, na Rua Dona Laura, nº 646 no Bairro Rio Branco em Porto Alegre/RS. As crianças do Turno Inverso utilizam os espaços permanentes da Motiva-Ação como: brinquedoteca, espaço tema, espaço movimento, espaço ritmos, e toda a infraestrutura do clube Caixeiros Viajantes, como a: piscina térmica, ginásio e uma ótima área para contato com a natureza, estacionamento 15 minutos free entrada pela Dona Laura, 646.

    FILIAL DA EQUIPE MOTIVA-AÇÃO: PARQUE ESPORTIVO DA PUCRS:

    Nossa filial na Av. Ipiranga, 6690, prédio 80 e 81 no Bairro Jardim Botânico em Porto Alegre/RS. As crianças utilizam os espaços permanentes da Motiva-Ação como: brinquedoteca, espaço tema e lanche e diversos espaços esportivos do parque como quadras poliesportivas e piscina do 1º andar, sala de psicomotricidade do 3º andar, quadras poliesportivas do 4º andar, sala de ginástica, campo de futebol, pista de atletismo, estacionamento entrada e saída do turno, com tolerância de 20 min.

     

     

  • OBJETIVOS

    O objetivo do Turno Inverso da Equipe Motiva-Ação é oferecer um espaço onde as crianças possam aprender diversas atividades, respeitando a individualidade de cada um e trabalhando de forma integral o desenvolvimento motor, estimulando a prática da atividade física contínua para tornar-se um adulto saudável e de bem com a vida.

     

    • Promover a convivência social, o desenvolvimento pessoal e a cidadania;
    • Favorecer um trabalho de iniciação esportiva através da educação e do lazer;
    • Proporcionar vivências nas mais diferentes atividades;
    • Proporcionar um espaço onde as crianças possam aprender a conviver em grupo;
    • Desenvolver o espirito de liderança, capacidade de comunicação, autonomia e cooperação;
    • Cultivar os princípios que compreendem a amizade, a responsabilidade, e o respeito ao outro;
    • Oportunizar a construção de novas amizades.
    • Mais de dezoito atividades diferentes em um só lugar;
    • O único turno inverso com natação;
    • Comodidade para os pais educação e esporte para a garotada;
    • Proposta pedagógica diferenciada a disposição dos pais;
    • Atividades divididas em específicas e complementares;
    • Cronograma super elaborado preocupado na alfabetização corporal da criança;
    • Equipe de profissionais de educação física;
    • Opção de almoço;
    • Opção de realizar o tema escola;
    • Estrutura com: ginásio poliesportivo, piscina coberta e térmica, área arborizada com ótima localização, duas salas climatizadas, sendo uma sala movimento e a outra sala ritmos, brinquedoteca, espaço tema, entrega das crianças diretamente para os pais;
  • Atividades no Turno Inverso 2020

    NATAÇÃO

    O objetivo é desenvolver o físico e mental, a coordenação e lateralidade, autoconfiança e autodefesa no meio líquido. Priorizando o aprendizado dos estilos crawl, costas, peito e borboleta dentro da capacidade e desenvolvimento de cada aluno.

    Trabalhamos seis níveis que são:
    Nível s/estrela: Adaptação ao meio líquido.
    Nível 1 estrela: Iniciação ao nado crawl.
    Nível 2 estrelas: Aperfeiçoamento nado crawl e iniciação nado costas.
    Nível 3 estrelas: Aperfeiçoamento nado crawl e costas e iniciação nado peito.
    Nível 4 estrelas: Aperfeiçoamento do crawl, costas, peito e iniciação ao nado borboleta.
    Nível 5 estrelas: Domínio dos quatro estilos de nados e condicionamento.

    Obs: somente na unidade Caixeiros Viajantes

    JUDÔ

    O objetivo é desenvolver o físico, mental e social, trabalhando as questões de disciplina, concentração e respeito ao próximo. Também trabalha o controle muscular, desenvolvimento do raciocínio, reforço do caráter e moral, fortalecendo a autoconfiança. O Judô prepara para a vida. Na prática dos golpes, a criança aprende a competir com honestidade, ser humilde, reconhecendo os erros e acertos, cair, levantar e recomeçar.

    Obs: somente na unidade Caixeiros Viajantes

    CAPOEIRA

    O objetivo é desenvolver as capacidades físicas como força, equilíbrio, velocidade, agilidade, flexibilidade, ritmo, reflexo, coragem, estimulação das habilidades motoras e o desenvolvimento da musicalização, também interagem no complexo jogo da capoeira.

    Obs: nas unidades Caixeiros Viajantes e Parque Esportivo da PUCRS

    GINÁSTICA GERAL

    Tem como função principal a formação integral do indivíduo no seu aspecto motor, cognitivo, afetivo e social. A Ginástica Geral engloba as modalidades competitivas (Ginástica Olímpica, Ginástica Rítmica, Ginástica Aeróbica, Esportes Acrobáticos e Trampolim). Favorece o desempenho coletivo e respeita as individualidades. Busca a auto-superação pessoal, a prática envolve uma série de movimentos exigentes de força, flexibilidade e coordenação motora.

    Obs: nas unidades Caixeiros Viajantes e Parque Esportivo da PUCRS

    GINÁSTICA DE BOLA

    O objetivo é proporcionar um maior conhecimento corporal com o uso da bola suíça, alongar o corpo, fortalecer a musculatura, corrigir a postura, desenvolver o equilíbrio físico e mental, além de ampliar a consciência corporal e motora de forma divertida e criativa. Com a bola a criança brinca e se exercita, explorando as habilidades motoras.

    Obs: nas unidades Caixeiros Viajantes e Parque Esportivo da PUCRS

    TEATRO

    Tem como objetivo desenvolver procedimentos lúdicos que possibilitem a espontaneidade, imaginação, observação e a percepção da criança. O corpo e a imaginação são elementos de investigação nos encontros, se utilizando da linguagem corporal, verbal, gestual, gráfica, musical e plástica.
    As aulas de teatro é um encontro de possibilidades para os participantes, explorarem com liberdade técnicas num espaço de constantes questionamentos para encorajar, a experimentação e a criação de um vocabulário corporal e emocional com suas histórias reais e imaginárias. A criança terá a oportunidade de melhorar sua expressão e sua comunicação, despertando sua autonomia e o senso crítico para entender a Arte, o Corpo e o Jogo com suas histórias.

    Obs: somente na unidade Parque Esportivo da PUCRS

    ECO PÁTIO

    Compreender o ciclo dos alimentos (plantio, colheita, preparo, descarte, separação correta de resíduos e retorno ao solo sob forma de adubo – minhocas), despertar para a sustentabilidade através da alimentação saudável, do consumo consciente e das pequenas grandes mudanças. Esta atividade busca desenvolver a inteligência, por meio da metodologia Flow Learning, onde retomamos o contato com a natureza através de brincadeiras com o solo, com as plantas e com os animais e entendemos a importância de cada um deles no ambiente!

    Obs: somente na unidade Caixeiros Viajantes

    MOTIVA ARTE

    É uma proposta que abraça mais de uma maneira artística de se comunicar: o teatro, a poesia, a música, a dança e as artes visuais. Através de jogos teatrais, dinâmicas e exercícios e improvisos que envolvam essas formas, vamos ir construindo juntos, um trabalho criativo onde a “linha” que interliga os meios, seja a Arte, e a expressão de cada um a própria “costura”. É um convite para um processo de autoconhecimento, criatividade e também muita diversão. Junto com todos os benefícios que o Arte possibilita será o nosso atelier de criação esses encontros. Sendo assim, cada participante vai descobrir seu desenvolvimento pessoal e social.

    Obs: somente na unidade Caixeiros Viajantes.

    JOGOS MOTORES

    O objetivo é desenvolver as habilidades e capacidades motoras. Capacidades como a força, velocidade, resistência, agilidade, coordenação, flexibilidade, equilíbrio, estruturação esquema corporal, percepção temporal. Habilidades de manipulação, locomoção e estabilização, utilizando o “brincar” em diferentes jogos como elemento motivador para provocar a exteriorização corporal, permitem desta forma os movimentos, ações e interações diversas.

    Obs: nas unidades Caixeiros Viajantes e Parque Esportivo da PUCRS

    FUTSAL

    O objetivo é desenvolver o conhecimento do esporte, habilidades motoras como locomoção, coordenação e equilíbrio através de movimentos específicos, identificando e valorizando as regras do futsal. Trabalhar os jogos pré-desportivos com o aprendizado dos fundamentos ampliando seu repertório motor. Também tem como o objetivo trabalhar a socialização da criança através de brincadeiras.

    Obs: nas unidades Caixeiros Viajantes e Parque Esportivo da PUCRS

    HANDEBOL

    O objetivo é desenvolver o conhecimento do handebol, as habilidades motoras específicas a serem potencializadas por essa prática: locomoção e coordenação; assim como as capacidades condicionantes das crianças, também está baseada na parte teórica e prática dos fundamentos desse esporte. Por meio dos jogos pré-desportivos, inserir as regras, para melhor aprendizagem e estimular o ensino dos fundamentos do handebol. Além disso, através desse esporte promover uma maior socialização, solução de problemas e desafios propostos às crianças.

    Obs: nas unidades Caixeiros Viajantes e Parque Esportivo da PUCRS

    BASQUETE

    O objetivo é abordar o conhecimento e o ensino dos fundamentos técnicos (manejo e domínio do corpo e da bola, passe e recepção, arremesso e rebote) e táticos (tomadas de decisão, posicionamento nas diferentes situações de jogo). Tematiza as estratégias individuais e coletivas de defesa e ataque. Estimula o treinamento da modalidade. Além de desenvolver as noções técnicas do basquete com aprendizagem dos fundamentos necessários à prática do esporte, oportuniza ainda aos alunos situações em que possam vivenciar os aspectos relacionados com o jogo coletivo, diferenciando táticas e estratégias em diferentes níveis.

    Obs: nas unidades Caixeiros Viajantes e Parque Esportivo da PUCRS

    VOLEIBOL

    O objetivo é abordar o conhecimento e o ensino dos fundamentos técnicos do voleibol. Dentre todos os esportes coletivos, o vôlei é, talvez, aquele em que mais se dependa do colega para conseguir o objetivo final. No vôlei, por mais que um membro da equipe seja muito bom, ele não pode dar mais de um toque na bola e precisa muito do colega para que a jogada prossiga. Essa é uma das mensagens do voleibol para crianças. Na nossa iniciação precisamos ter algumas adaptações para que as crianças consigam aprender. O esporte deve ser sempre desafiador, mas esses desafios têm que ser possíveis de serem alcançados, se não acabam perdendo o interesse pela prática.

    Obs: somente na unidade Caixeiros Viajantes

    ATLETISMO

    Esta atividade tem como objetivo oferecer aprendizado e a prática esportiva para as crianças, que é conhecida como esporte-base. Isso porque as suas modalidades compreendem os movimentos mais comuns para as pessoas: corrida, lançamentos e saltos. O objetivo básico do atletismo é correr mais rápido, saltar mais e arremessar mais longe que seus adversários. Temos também a marcha atlética, e a maratona a mais longa e conhecida do público. Depois temos os lançamentos de dardo, de disco, e de martelo e o arremesso de peso.

    Obs: somente na unidade do Parque Esportivo da PUCRS

    SKATE

    O skate tem como objetivo oferecer a experiência de um esporte com prancha de extrema instabilidade, sendo por este motivo um excelente exercício para o sistema proprioceptivo, principal sistema na função do equilíbrio postural, tornando o corpo mais eficiente e inteligente. A metodologia progressiva contemplará nomenclaturas (peças, rampas, pistas, manobras), equilíbrio no skate, o “embalar” (deslocamento), troca de direção, e iniciação as manobras de solo.
    Obs.: é individual e obrigatório o uso de proteção (capacete, joelheira e cotoveleira) além de trazer seu próprio skate.

    Obs: nas unidades Caixeiros Viajantes e Parque Esportivo da PUCRS

    DANÇAS URBANAS

    São conhecidas como arte das ruas, praças, metros e shopping dos Estados Unidos, este estilo de dança usa seus passos e acrobacias para proporcionar um show incrível de movimentos. As danças urbanas são formadas por diversos estilos e cada um possui seus passos básicos e tipos diferentes de musicas, como o freestyle, o break, o house dance por exemplo. As danças urbanas possibilitam ao aluno desenvolver sua consciência corporal aumentando sua percepção musical, o reflexo e sua memória fotográfica, o aluno junto ao professor tem total autonomia para criar seus passos e composições coreográficas variando ritmos, trabalhando a improvisação, a musicalidade e a imaginação. Resgata ainda o contexto histórico-cultural dos movimentos de dança de rua com ênfase na estrutura musical característica da cultura Hip Hop.

    Obs: nas unidades Caixeiros Viajantes e Parque Esportivo da PUCRS

    SLACKLINE

    O principal objetivo é trabalhar o equilíbrio e concentração. Na parte física trabalha pernas, cochas, panturrilha, joelhos e acima de tudo o abdômen. Os braços e trapézio também são estimulados na ação de se equilibrar. Estar na fita depende muito do corpo estar bem ajustado, bem simetricamente alinhado. O exercício ajuda muito o praticante ter também equilíbrio emocional.

    Obs: nas unidades Caixeiros Viajantes e Parque Esportivo da PUCRS

    PSICOMOTRICIDADE

    É sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto. Psicomotricidade, portanto, é um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, constitui-se por um conjunto de conhecimentos psicológicos, fisiológicos, antropológicos e relacionais que permitem, utilizando o corpo como mediador, abordar o ato motor humano com a intenção de favorecer a integração deste sujeito consigo e com o mundo dos objetos e outros sujeitos ”(Costa,2002).

    Obs: nas unidades Caixeiros Viajantes e Parque Esportivo da PUCRS

    RITMOS

    O objetivo é trabalhar o ritmo em diferentes situações. Identificando e vivenciando diferentes ritmos e estilos musicais, criando a consciência corporal dentro do ritmo, a criatividade na formação destes movimentos. Será trabalhado também a percepção e produção de sons criados pelo próprio corpo, bem como a criação de material alternativo para produzir diferentes ritmos.

    Obs: nas unidades Caixeiros Viajantes e Parque Esportivo da PUCRS

    RUGBY INDOOR

    Trabalha valores como companheirismo e trabalho em equipe, despertando o espírito de liderança. Coordenação e velocidade de reação são itens fundamentais para o desenvolvimento da atividade. É um esporte para todos, não importando o seu biótipo físico. Cada um tem sua função no jogo. É preciso criar estratégias, pensar e observar o adversário para que se possa obter um bom resultado na partida.

    Obs: nas unidades Caixeiros Viajantes e Parque Esportivo da PUCRS

    HÓQUEI INDOOR

    Objetivo é trabalhar diversos aspectos físicos, como velocidade, equilíbrio, força, percepção visual, percepção tátil, percepção espacial, percepção temporal. A lateralidade e a coordenação são outros itens que é trabalho para ajudar no desenvolvimento motor da criança. Também as questões de amizade, do respeito, da excelência e de trabalho em equipe.

    Obs: nas unidades Caixeiros Viajantes e Parque Esportivo da PUCRS

    BADMINTON

    O badminton é um esporte de raquete parecido com o tênis jogado com uma peteca que substitui a bolinha. Podem ser formadas equipes de até duas pessoas de cada lado. É necessário muita velocidade, reflexo e equilíbrio. O objetivo do badminton é fazer com que a peteca caia no lado adversário da quadra. A equipe que fizer 21 pontos primeiro ganha. Seus benefícios são muitos, reforça o desenvolvimento da capacidade motora (força, resistência aeróbica, velocidade, flexibilidade e coordenação). Desperta o espirito de competição saudável.

    Obs: nas unidades Caixeiros Viajantes e Parque Esportivo da PUCRS

    FUNCIONAL DANCE

    O funcional dance agrupa passos de dança com exercícios, são aulas dinâmicas que vão aperfeiçoar algumas capacidades físicas, como a melhora na coordenação motora, lateralidade (capacidade que temos para orientação das direções direita e esquerda) equilíbrio, condicionamento físico e respiratório, resistência muscular e, é claro, a socialização no contato com os colegas na aula.

    Obs: nas unidades Caixeiros Viajantes e Parque Esportivo da PUCRS

    TEMA

    O tema é desenvolvido num espaço apropriado com auxilio de um profissional de educação física, não tem a finalidade de reforço escolar e sim de fazer o tema como fosse na sua casa, com auxílios dos pais.

    Obs: nas unidades Caixeiros Viajantes e Parque Esportivo da PUCRS

    BRINQUEDOTECA

    Momento livre para brincar, jogar e se divertir com os amigos.

    Obs: nas unidades Caixeiros Viajantes e Parque Esportivo da PUCRS

  • Quer saber mais? Clique no whats e responderemos suas dúvidas.

  • Como Avaliamos

    São entregue aos pais avaliações semestrais, a qual se inclui as modalidades especificas de natação, judô e capoeira e uma avaliação motora relacionada com as atividades complementares, promovendo o trabalho de quatro eixos:
    • Conquistas do aluno diante das combinações e rotina das aulas e da escola (relacionamento/atitudes/valores);
    • Conteúdo desenvolvido (cognitivo/conceitos);
    • Habilidades e funções psicomotoras (habilidades motoras/prática)
    • Participação do aluno (presença/frequência).
  • Faça sua inscrição online no turno inverso